Você está em
Home > Comportamento > A crítica, o conselho e a piada.

A crítica, o conselho e a piada.

As vezes sempre me pego pensando acerca de nosso comportamento como indivíduos, e ultimamente percebo algo em nossa nossa vida cotidiana que considero um erro não só de agora mas também um péssimo exemplo para nossos filhos e futuras gerações.

A crítica

As pessoas não escutam mais umas as outras.

Estamos sempre tão preocupados e focados em projetos, metas, a vida moderna é confortável mas nos cobra uma imensa atenção, e nossa atenção requer nosso tempo, e nosso tempo é o que temos de mais precioso.

Saber ouvir é uma técnica semelhante a paciência, requer prática e muito esforço, quando digo ouvir, é necessário naquele instante, parar tudo e processar as informações que o outro tem a dizer. Falo sobre refletir e principalmente saber se olhar com a visão do outro. É bem verdade que receber críticas não é nada fácil e exige muita maturidade, as vezes nos revoltamos, pois algumas críticas nos “ferem” e logo nossas defesas automáticas já se dispõe a trabalhar para reter quaisquer idéias que não concordamos de momento.

O conselho

Mas é ai que esta o segredo: Ouvir bem é ir alem e ver com a visão do outro.

Todos gostamos de ser ouvidos, compreendidos e contar histórias, mas na hora de ouvir nem sempre estamos dispostos a focar no que esta sendo dito.

A piada

Estamos tão focados em nossas necessidades e centrados em nós mesmos, que não conseguimos ouvir o que outros tem a dizer, é como o caso clássico da piada. Alguem começar a contar um anedota ai no meio da piada você se lembra – ou tenta se lembrar – de outra semelhante, e passa a não prestar mais atenção na história atual porque a sua tem de ser mais engraçada que a do outro, ao final você da aquela risada automática amarelada,  e já engata a sua anedota querendo ser mais engraçado, ter a atenção e fazer a todos rir.

Vou listar algumas dicas que me ajudam e ajudaram quando precisei parar ouvir melhor ou simplesmente críticas de amigos que muitas vezes me ajudaram.

1 – Foco no que esta sendo dito
Preste atenção! É como a professora nos dizia na 4ª série lembra? Esqueça por aquele momento tudo que esta se passando com você, seus problemas, suas ansiedades, seu ego. Preste atenção em cada palavra, e em como elas estão sendo ditas para você.

2 – Reflita
Pensar não é uma tarefa que as pessoas gostam muito pois exige mais esforço, a reflexão pode nos levar a tomada de atitudes, pense mais um pouco naquele conselho, na crítica, ou até mesmo na piada porque assim você pode rir depois e decorar a piada pra contar pra outras pessoas. Rá!

3 – Reflita mais um pouco por favor
Sim mais um pouco, é na segunda reflexão que você irá chegar uma conclusão se aquilo te serviu ou não.

4 – Pratique
O último mais não menos importante, pratique, coloque em prática se o conselho for bom, se a crítica te ajudar a melhorar como profissional ou até mesmo como pessoa.

Bônus:

Indico que assistam este vídeo abaixo com a palestra de Julian Treasure, especialista em som, que da 5 dicas para sermos ouvintes melhores.

Abraço!

Raphael Franco

Editor do Blog do Raphamaster, analista de sistemas e professor especialista em gestão da informação.

http://www.raphamaster.com.br
  • Alvaro Junqueira

    Adorei o blog, vou segui-lo
    Cheguei aqui pelo post de dicas de aulas de informática, até te peço que você fale mais sobre o assunto.
    Mas estou comentando nesse post, para elogiá-lo, você escreve muito bem e é muito coeso.
    Espero que o blog sempre seja atualizado \o/

    Parabéns pelo trabalho Raphael.

  • Cássio

    Agradeço a sua dedicação em disseminar conhecimentos!
    Continue, por favor. Não pare!
    Abraços

Top