Você está em
Home > Artigos > Captura de tela para Windows – screenshot, snapshot, printscreen e screen-capture e por ai vai..

Captura de tela para Windows – screenshot, snapshot, printscreen e screen-capture e por ai vai..

Eu gosto muito de escrever tutoriais, a explicação passo a passo é importante para o aprendizado e da liberdade aos alunos em questão manter o seu ritmo particular de tempo, estudo e raciocínio.

Porém um tutorial sem imagens e exemplos que possam transportar o alunos e até mesmo ser uma “cola”, não ajuda em nada para fixação e aprendizado.

Ainda mais quando ensinamos configurações de softwares e passos de configuração, ai é mais que regra inserirmos as imagens para que nossos alunos possam visualizar o passo-a-passo. Alias, não somente para tutoriais, mas costumo fazer captura de telas para inserir em notas de tarefas, anotações no Evernote e enviar nos corpos de e-mails para ilustração de solicitações.

Vou aqui listar, algumas ferramentas e praticas que considero eficientes, para a captura de telas que uso em meu dia a dia em sistemas operacionais da Microsoft:

Para Windows XP sem instalar nada: Print Screen + MsPaint

Botão Print Screen
O bom velho amigo de todas a horas! 😀

Essa dupla é antiga e conhecida de muitos, mas acreditem já vi muitos que desconhecem realmente o uso e eficácia desta combinação.

A tecla Print Screen faz uma captura da tela exiba no momento em que apertada a tecla, colocando esta imagem na área de transferência do sistema operacional, basta colocar a janela em foco ou deixar a área de trabalho como desejada para “tirar uma foto” da sua tela.

Apertando Print Screen isoladamente será “fotografa” toda sua tela, usando a combinação [ Alt + Print Screen ] você captura a janela que estive em foco.

– Mas Raphaaaa!!!! Por favor atire a flecha do conhecimento, na maça da minha curiosidade, onde eu vejo essa tal área de transferência? Leia este post aqui: link

Depois de copiada a imagem abra Paint, cito o paint aqui, pois esta nativamente instalado em Desktops Windows, por isso a facilidade em seu uso, agora, basta digitar no executar do windows [ Win + R ] o comando mspaint e o software será aberto, basta colar a imagem que esta na área de transferência do windows usando [ Ctrl+ V ]

Vamos a um roteiro para produtivo para captura de telas para windows XP nativamente (sem instalar nada)

Para capturar toda a tela: Print Screen ou Prt Sc(em alguns teclados esta escrito desta maneira)
Para capturar somente uma janela aperte: [ Alt + Print Screen ] ou [ Alt + Prt Sc ]

Aperte [ Win + R ] para que seja aberto a caixa de diálogo Executar,digite na caixa de dialogo o comando ‘mspaint’ conforme abaixo:
exectuar_paintAperte [ Enter ] e o Paint será aberto.

Agora aperte [ Ctrl + V ] para colar a imagem que esta “escondida” na área de transferência e pronto!

Rápido fácil e eficiente e sem instalar nada.

Para Windows 7

No windows 7 temos a ferramenta de captura de tela do windows 7 que por si já deixa o velho Print Screen no chinelo.

captura
Aqui está ela!!!!

Ela fica “escondida”, no menu inciar digite: Ferramenta de Captura e você irá encontrá-la!
Utilitário é bastante completo e no momento da captura a imagem já é enviada para edição e exportação, excelente recurso nativo, sem necessidade de instalação de ferramentas adicionais.

Para Win8

Leia neste artigo do gizmodo sobre winows 8 no item 4!

Usando ferramentas para captura de telas no Windows

WinSnap – Pago
Link para o download do WinSnap

winsnap-portable-edition-6

Durante muito tempo eu usei o WinSnap pela sua facilidade, só de acioná-lo ele já captura a tela e lhe da opções do que fazer, ou se preferir pode selecionar a área desejada, dando opções para salvar a imagem, enviar para o corpo de e-mail e até mesmo deixa na área de transferência para usar o [ Ctrl-V ] em outros softwares.

LightShot – Free
Link para o download do LightShot

lightshot

Fui apresentado para o LightShot a pouco tempo, porém o ganho de produtividade é muito superior ao WinSnap. Ele “congela” seu desktop deixando opção para você capturar o que deseja, copiar, enviar, e até mesmo fazer rabiscos, anotações e marcações na imagem antes mesmo de salvá-la. Sensacional!!!

Skitch – Free
Link para download skitch

skitch_logo_lockup_blogO Skitch inicialmente rodava apenas nos sistemas MacOS, porém a Evernote comprou a empresa desenvolvedora do aplicativo, além de portá-lo para o Windows, o liberou na faixa(sob licença da Apache, em breve escreverei sobre licenças open source de software) para todo nós!

Tem interface intuitiva e muito parecido o LightShot, vale muito apena!

Dica Bônus! (ou por essa você não esperava):

No Windows existe o Gravador de Passos para Reprodução de Problemas, para acessá-lo a maneira mais rápida é abrir a caixa Executar [ Win + R ] e digitiar o comando: ‘psr’

exectuar_paintSera aberto o utilitário e quando você clicar em Inciar Gravação, todas as ações a partir dai serão gravadas, você simular a execução de um erro ou até mesmo um passo a passo de configuração, ao parar a gravação o utilitário pede um nome, e em seguida gera um arquivo compactado e dentro um arquivo.html.

gravador de telas

Dentro tele tem as capturas de telas, todos os passos e ainda as descrições de TUDO que você quando estava gravando. SENSACIONAL!!!

Bem é isso! Espero que tenham gostado das dicas, bora fazer muitos tutoriais agora!!!

Gostaria muito de seu feedback e comentário aqui sobre que você utilizada ou qual foi sua experiência ao usar estas ferramentas apresentadas.

Forte abraço!

Raphael Franco

Editor do Blog do Raphamaster, analista de sistemas e professor especialista em gestão da informação.

http://www.raphamaster.com.br
  • mayra silva

    Tenho uma escola de informatica e queria que tivesse mais diversidade de curso pois o básico as pessoas já sabem que dica de programas você poderia me passar, para as aulas ficarem mais diversificadas e atrair mais clientes….????? Grata

Top