Trabalhei durante 1 ano e meio dando aulas de tecnologia para crianças e adolescentes, quando iniciei busquei muito no Google sobre o que ensinar pra eles e não encontrei nada relevante, a não ser um post do Jonny Ken relatando sua experiência como professor que por sinal este post me ajudou bastante. Segue aqui também minhas dicas e considerações de como se dar bem com a tchurminha :-D

Conquiste seus alunos

A aula de informática sempre é a aula que eles mais gostam, porem a didática é tudo, se você der uma de chato, ficar toda hora chamando atenção de seus alunos, as aulas vão render muito pouco e ao final de cada aula você ficará muito estressado. A dica aqui é, seja agradável, trate de igual pra igual, fale a “lingua” de seus alunos e nunca, jamais, os trate como inferiores.

Paixão por tecnologia

Mostre que você gosta do que faz, conte sobre a história da micro informática, eu mesmo passava filmes como Os Piratas do Vale do Silicío e Matrix para eles, até mesmo animações  servem de exemplo de como o computador auxilia a vida do homem moderno, mostre o lado produtivo da tecnologia da informação.

Estabeleça regras e disciplina

Digo isso porque os alunos não usam o computador para o trabalho – a não ser trabalhos escolares – usam na maioria das vezes para entretenimento, portanto ao chegar na escola eles vão querem se divertir com o computador também. Estabeleça regras de uso, mostre que sua matéria é tão importante como Matemática e Português por exemplo, avalie eles com atividades e trabalhos extra classe, isso também valoriza você como profissional.

Use a internet moderadamente, eles gostam muito de jogos, eu só deixava ele jogarem no final das aulas como prêmio por terem se aplicado nas tarefas, o que ajudava muito pois eles se comportavam e aprendiam bastante.

Ensine coisas legais

Por favor, não vá ficar apenas no Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Access), ele odeiam isso, e realmente é muito chato, eu por exemplo quando comecei não sabia o que ensinar, e pensei comigo, se eu tivesse 10 anos de idade o que gostaria de aprender a fazer no computador pra mostrar pros meus pais ?

Fiz uma pesquisa com eles para ver o que gostariam de aprender, isso mesmo, analise de mercado meus caros, perguntei pra todas as turmas o que eles gostariam de aprender e fizemos votação.

Foi então que comecei a selecionar software e material didático, na escola que eu lecionava  tinhamos licenças dos sistemas operacionais, mas dos outros softwares que precisávamos, teríamos de comprar licença, foi então que resolvi usar software livre, veja na lista abaixo, o que basicamente era minha grande:

  • LibreOffice: Suíte para aplicativos de escritório
  • GIMP: Tratramento de fotos e ediçao de imagens
  • Inkscape: Trabalho com vetores e desenhos
  • Linguagem LOGO: Vou falar dele no tópico abaixo
  • WordPress: Plataforma de Blog para que entendam como partilhar conteudo na internet
  • Virtual Box e Ubuntu: Isso mesmo, para os mais interessados eu ensinei um pouco de Linux e introdução à viturlização, e o mais legal é que eles entenderam e gostaram muito.

Alem disso não se esqueça de falar sobre redes de computadores de como funciona a internet.

Linguagem LOGO

Ensinar lógica de programaçao não é um tarefa fácil, mas queria muito ensinar isso pra eles, pois a maioria vivia pergutando como é desenvolver um jogo, e pensei porque não ensinar lógica de programação. Na liguagem LOGO é isso fascinante, de fácil compreensão e mega divertido.

A linguagem LOGO é voltada para o aprendizado de como programamos um computador, você pode usa-lá não só com crianças e adolescentes, mas para adultos que queriam aprender a programar computadores.

Recomendo fortemente, os alunos gostavam demais de controlar a “tartaruguinha” do superlogo.

O que ensinar para o mais pequenos ?

Esse eu acredito ser a maior dúvida de todas, o que ensinar para crianças que ainda estão sendo alfabetizas, quando você se vê em um laboratório cheio de crianças super empolgadas fica complicado mesmo saber o que ensinar pra elas, o ideal é relaxar, deixe eles mexerem a vontade, a maioria fica com medo, mas você deve deixa-lás o mais a vontade possível.

Eu costumava espalhar peças de computadores  e mostrar cada uma delas, deixe que eles mexam nas peças que mostrem uns para os outros, isso é muito importante pois eles gostam muito de compartilhair uns com os outros coisas novas.

Na parte de software, a dica é ensinar o básico do sistema operacional, mesmo eles ainda não dominando totalmente a leitura, vão decorara as funções dos os botões associados as cores e figuras, isso é muito legal, eu fazia vários testes de usabilidade com os pequenos e eles sempre me surpreendiam.

Use e abuse de jogos educativos vai uma lista de links que eu utilizava:

Concluindo

Espero que estas dicas possam te ajudar, lecionar é algo muito gratificante, ainda mais se os alunos gostarem de suas aulas, seja diferente, não mostre apenas o que todo mundo ja faz com computadores, mostre como o computador auxilia o homem em sua evolução, e como fazer o melhor com esta incrível ferramenta.

Abração!

Devido ao sucesso deste post eu estou escrevendo um e-book com dicas mais aprofundadas e bem legais. Clique aqui para se inscrever e saber quando o livro ficar pronto!

Esta muito feliz com a chegada de seu filhote e com o re-inicio de seu blog!