Author

Esta muito feliz com a chegada de seu filhote e com o re-inicio de seu blog!

52 comments

  • Grande Raphael! Ficou muito bacana o seu “manual” de instruções! Grandes experiências que com certeza são de extrema valia!

    Reply
  • Não sou professora, mas acredito que em qualquer aula, seja ela qual for, os professores devem interagir os alunos, assim como você fez!
    Nada muito teórico, mas sim dinâmico. Isso sim vai chamar a atenção deles e com certeza aprenderão melhor, e terão mais interesse na matéria.

    Reply
  • Obrigado pelas dicas, as quais me ajudaram bastante, pois ensino informática para meus (abençoados) e estou sempre pesquisando a melhor maneira possivel de construir o nosso conhecimento a respeito das tecnologias e suas dicas concerteza me auxiliará e muito… valeu!!!!!! :)

    Reply
  • Li o seu post, e fiquei maravilhado com as dicas. Vou passa-las adiante. Obrigado!
    (Estudante de Sistemas de Informação e estagiário de informática na Rede Publica de Ensino).

    Reply
  • Cara Parabéns!! eu estava em uma sinuca de Bico, Tenho uma Escola de Informática mais numca dei aula aos pequeninos de 6 a 10 anos, e realmente estava perdido. mais vc aqui me deu uma luz muito grande para resolver o meu problema, só tenho a te agradecer. valeu pelos toques e vou por em prática! um abraço

    Reply
  • Eu gostei muito, pois estou iniciando como professora,nunca tinha sido antes estou um pouco insegura, mais deveria ter mais coisas.Mesmo assim estar muito interessante.

    Reply
  • Bom dia à todos(as),

    Raphael, dicas nota 1000, digo isso pois também estou passando pelo mesmo problema, não que seja um problema, mais sim, uma falta de costume, minhas turmas são de pessoas entre 20 e 50 anos, muito variadas, mas pretendo criar uma turma só para crianças, até porque, são divertidas. Procurei em todos os lugares mais só encontrei aqui, e espero que poste mais novidades, pois estarei pegando suas dicas. Obrigado!

    Reply
  • Se possível um dia passar uma lista mais ampla de programas voltados para crianças aprenderem informática seria interessante, estou começando com os pequenos…

    Reply
  • Gostei muito da suas dicas. Sou professora de adolescentes de informática e toda aula gosto de inovar. Preciso de mais dicas de filmes para passar para eles, filmes que fale sobre a informatica. Faço em todas as aulas as dinamicas e reflexões, isso já ajudou bastante muitos deles. Se poder enviar mais dicas para o meu e-mail, fico agradecida.

    Atenciosamente ! Deise J.

    Reply
  • gostei muito das dicas e já estão me ajudando muito. e se você tiver mais programas para educação especial e infantil eu gostaria de saber onde consegui-los… obrigado…

    Reply
  • Nossa. Abril minha mente para trabalhar com os pequenos, vejo que com estas dicas ficara mais fácil melhorar as aulas e aplicar conteúdos que eles tenham interesse…
    Muito obrigado… Espero contar como esta sendo esta experiencia também.

    Reply
  • Muito bom o texto exposto, tratou de muitas das questões que estou delimitando para trabalhar com crianças na área de informática. A minha maior dúvida era quanto ao conteúdo teórico, a maneira de aborda-lo sem perder a atenção de menorezinhos, mais vou seguir boa parte de suas dicas e aplica-las.
    Obrigado!

    Reply
  • Rafael gostei muito do seu blog, o conteúdo bem explicado e etc. O problema que enfrento hoje no meu trabalho é só a falta de estrutura da escola (rede pública) uma pena pois temos muito alunos que amam a aula de informatica mesmo sendo tão precária. Obrigada!

    Reply
  • Eu leciono em escola de informática a dois anos e inicie estas semana dando aula em uma escola particular para complementar a renda e confesso que me senti na situação descrita acima.
    o seu manual foi muito útil para mim obrigado, Raphael e que Deus abençoe que seu filho venha com saúde e alegre a sua casa.

    Reply
  • Oi Raphael, valeu pelas dicas! Sou engenheira e faço serviço voluntariado numa ONG com aulas de informática. Eu já utilizava alguns dos métodos e sites que você citou, mas agregou maneiras de abordagens para minhas aulas. Muito Obrigada!

    Reply
  • Muito Bom !! Sou Professora en um laboratorio de informatica na rede Publica .. e faço basicamente tudo que vc mencionou.. estou muito feliz por saber que nao sou só eu que permite que eles joguem no fim das aulas ;.. ufaa!!

    Reply
  • me serviu muito bem suas dicas, tenho 17 anos e estou cursando pedagogia.
    comecei um estagio que é exatamente ensinar informática básica aos meus alunos, e como você disse tem alguns que ficam admirados com o que veem na tela. meu primeiro dia, a sala cheia de meninos e meninas do maternal, não sabia o que fazer, resolvi pesquisar, foi então que eu encontrei suas dicas e eu as ponho em pratica quase todos os dias, mas sempre com um toque de inovação.
    abraços,
    atenciosamente,
    Cristiane Alves da Mota.

    Reply
  • nossa vc me deu uma grande luz. pois eu só tinha trabalhado com um publico de 12 anos pra frente e agora vou iniciar com crianças de 8 anos.
    agora já sei como manter um conteúdo melhor

    Reply
  • Eu estava perdido (pra dizer a verdade ainda estou um pouco), isso é quase um guia de sobrevivência do professor “newbee”! Parabéns, o post realmente ajudou!
    Quando pegar o jeito acho que vou tentar passar umas dicas pro pessoal também, afinal na internet ainda tem muito pouca informação sobre o tema. vlw!

    Reply
  • Muito obrigado pelas dicas, sou aluno de Licenciatura em Computação, amanha começo o meu estágio. Preparei algo para os alunos mas achei muito igual a tudo o que eu já havia visto. Depois de ler as suas dicas estou mudando tudo, adorei o jogo do lego.
    Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas…

    Abraço

    Reply
  • Meu as dicas foram muitos boas, mas eu tenho 16 anos eu vou começar a dar aula e gostaria de saber como posso me dar bem em sala de aula, a media de idade dos alunos são de 12 a 20 anos. Obrigada.

    Reply
  • Parabéns, seu post é incrível. Eu sou professora de informática mas só dava aulas em escolas profissionalizantes. Agora estou pensando em dar aulas nas escolas publicas da minha cidade e tudo o que você passou eu vou usar com certeza.
    Temo que nessas escolas seja um método diferente com postilas e tudo mais, queria saber o que você sugere nesse caso já que eles terão que seguir os passos da apostila como deixa-los entretidos com isso?
    Desde já agradeço.

    Reply
  • Fiquei feliz ao acessar o seu blog. pode me ajudar com minha dificuldade? minha escola abriu as portas para informática para crianças de 3 anos. estou desesperada pois não sei o que fazer. Acho eles muito pequenos e preciso de uma nova didática para estas salas. Por favor, me socorre! Ah! minha experiência em escola não é pequena, conto com mais de 20 anos na profissão com escola elementar, mas é a primeira vez que trabalho com este conteúdo com crianças tão pequenas. Socorro!

    Reply
  • Blog de grande utilidade e com ótimas recomendações, Gostaria de saber também como você disse no post que como recompensa deixava eles jogarem no final da aula, quais jogos você utilizava ou utiliza ainda ? pois estou usando o site Friv, mas quando a internet não esta muito boa fica difícil.

    Reply
  • muito bom seu post,.. ja sou professor mas quero me aprofundar mais e crescer na minha aula, e ate para mim que ja tenho um pouco de experiencia ele ajudou muito! obg…

    Reply
  • Estou entrando agora, na parte de ensino, e seu post será usado como referência para meu ensino. Boa sorte com o seu e-book, e gostaria de ser avisado quando pronto. Abraço

    Reply
  • Bom dia, gostei muito das dicas! Já trabalhei dando aulas de informática só que para adultos, agora começo uma nova fase trabalhando com crianças e pré adolescentes (6 a 15 anos). A coordenação pedagógica da Escola resolveu padronizar as aulas de informática e ensinar aos alunos a formatação de trabalhos acadêmicos, porém estou com muitas dúvidas como ministrar esse conteúdo para os menores, de forma que chame a atenção deles. Poderia me dar umas dicas de como aplicar essas aulas?
    Agradeço,
    Nildete

    Reply
  • Muito boa a matéria isso vai também depender da idade da criança e o tempo das aulas é importante dependendo da idade da criança o tempo deve ser maior ou menor por questão de assimilação das aulas e concentração!

    Reply
  • meu nome e pedro tenho 15 anos de idade , faco curso de gestao empresarial com software ERP , precisava fazer 20 hrs de trabalho voluntario para apresentar um trabalho no curso , achei perto de minha casa um CJ resumidamente um lugar onde as criancas da minha comunidade ficam antes ou depois da escola , sendo assim minha missao era passar algo pra eles no meio da informatica , eu sei bastante sobre computador e tudo mais so nao sabia oq passar ABSOLUTAMENTE NADA COM NADA sua dica ajudou muito nesse momento ja estou passando pra eles !

    Reply
  • Olá,
    Muito bom seu post. Infelizmente só vi agora mais de dois anos após a publicação. Realmente é muito útil.
    Gostaria de agradecer, pois na época em que escreveu isso tudo, eu era um dos responsáveis pelo site de Danoninho. É gratificante saber que ele ajuda as crianças.

    Parabéns.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>