Você está em
Home > Artigos > Ferramentas de produtividade para professores e alunos

Ferramentas de produtividade para professores e alunos

Produtividade é algo que esta sempre em destaque pra todo lado, muito se fala em como aproveitarmos melhor o nosso tempo tanto para conclusão maior de tarefas em nosso trabalho, como também para qualidade de vida.

Gosto muito de pesquisar sobre metodologias, não somente para aplicá-las ao pé da letra, sinceramente, não acredito que funcione desta maneira, afinal toda rotina de projeto, seja ela no profissional ou na vida pessoal, tem tantas particularidades, que “receitas” prontas vão somente acabar por atrapalhar ao invés de ajudar.

Metodologias de produtividade como GTD, ZTD, Pomodoro e varias outras, são excelentes de ser exploradas e adaptadas a realidade de cada um, eu penso que devemos analisar e aplicar o que de melhor tem em cada uma e moldar nossa própria rotina.

Existem atualmente muitas ferramentas – softwares – que tem como premissa ajudar na aplicação destes métodos, eu mesmo durante muito tempo procurei nestes muitos sistemas uma única solução para que pudesse organizar minhas tarefas e conciliar o trabalho com as aulas.

Depois de muitos erros e acertos hoje uso a combinação de 3 ferramentas: Todoist, Sunrise/Google Calendar e Trello.

Todoist

PowerApp_Slogan

Uso o Todoist para fazer a coleta de dados, registro todas as tarefas que não são recorrentes mas que devem ser feitas e que eu preciso lembrar, nele também crio projetos e uso tags para classificação e organização. Tenho ele também instalado em meu Smartphone para ver os alertas. É uma excelente ferramenta para coleta e organização, que são um dos dois pilares do método GTD.

Para tarefas recorrentes como, horários de aula, trabalho e até mesmo atividades físicas, emfim, compromissos rotineiros, eu uso o Google Calendar para criar meu calendários personalizados e com  Sunrise centralizo e sincronizo minhas tarefas e rotinas do Todoist. SENSACIONAL!

google_calendar_then_todoist

No início demorei bastante, pois tive de criar o hábito de registrar tudo e organizar, lembre-se organização é tudo, da mesma maneira que um ambiente bagunçado nos deixa perdidos e improdutivos, o uso destes softwares sem disciplina pode não trazer os benefícios esperados. Outra feature muito interessante do Todoist é o Karma, onde é pontuada suas tarefas e gerado um gráfico de produtividade durante o período, é muito bom para ver se realmente estamos rendendo em nossas tarefas.

Sunrise

monthview

O Sunrise me lembra de meus compromissos e as tarefas que sincronizo com Calendar e Todoist, e isso é fantástico, pois uma vez registrada a tarefa, não fico mais com a ansiedade ou sensação de ter esquecido algo, e segundo o GTD, isso é importantíssimo para produtividade, ter a mente livre para concentração no que deve ser feito no momento certo me meias palavras, foco!

E o Trello ?

Trello_logojpge

O trello é uma ferramenta para gerenciamento de projeto baseada no sistema Kanban e seu uso de cartões, nele você criar quadros(story boards) com ações, e nelas cartões com tarefas. A interface do sistema é bem intuitiva e garanto para você, pode se organizar qualquer coisa com o Trello.

Eu particularmente gosto de colocar os planos de aulas definidos por temas nos quadros e cada cartão é uma aula onde posso inserir recursos como slides, lista de tarefas, pendencias e artigos validos para completar o tema a se ministrado.

Capturar_trello

Ao clicar em cada cartão, nele podem ser inseridos e editados os recursos. Neste link tem vários modelos de quadros com fluxos de trabalhos(workflows) para várias situações.

Em meu livro abordo de maneira mais ampla sobre como organizar as aulas usando ferramentas de produtividade.

E você, como organiza suas aulas e tarefas ?

Forte abraço!

Raphael Franco

Editor do Blog do Raphamaster, analista de sistemas e professor especialista em gestão da informação.

http://www.raphamaster.com.br
Top